domingo, 26 de outubro de 2014

À vela ... ! ( 3 ) ... e a vapor! Cenas "marinhas"!

Socorrendo-me, de novo, de um calendário, agora de 1975, editado pela “Hempel’s Marine Paints”, com a permissão de Chronik der Seefahrt, Egon Heinemann, Hamburg,  trago aqui algumas imagens de quadros onde poderemos observar a transição dos veleiros para os navios a vapor.


Barca "Plancius"
Na gravura, da autoria de C. J. Morel, a cerimónia de lançamento da barca “Plancius” nos estaleiros “De Walvisch”, em Amsterdão, no ano de 1840.
Noutro plano,  pode ver-se a barca “Theodora and Sara”, repleta de convidados para o evento.
O lançamento teve lugar às 14.00h do dia 19 de Maio de 1840. O projecto foi do construtor naval Jan Nuveen, para Jacob Hartsen Rotgans, capitão SJ para o comércio das Indias Orientais Holandesas.
Mais tarde este navio viria ser o “Iris” e por fim o “Celeritas”. 

http: //home.hccnet.nl
http://warshipsresearch.blogspot.pt/


Barca "Pudel"
Na gravura, a barca “Pudel” na doca dos estaleiros H.C. Stulcken, em Hamburgo, em 1858.
Era uma barca com casco de madeira e foi construída em 1857 nos mesmos estaleiros.
Foi baptizada com esse nome em homenagem ao impressionante cabelo encaracolado de Sophie, mulher de Carl Laeisz, seu proprietário.


Baleeiro holandês "Albert", no Ártico


Escuna holandesa "Artie et Amicitiae"
Na gravura, a escuna holandesa, com velas e a vapor, de rodas de pás, “Artie et Amicitiae” e um barco holandês de pesca costeira. 


Vapor dinamarquês "Gerda"
Na gravura, o navio dinamarquês a vapor, de rodas de pás, “Gerda” saindo do porto de Copenhaga


Vapores ingleses, "Caledonia" e "Neptune"
Na gravura, no Elba, eis que dois navios ingleses, da General Steam Navigation Company, se cruzam! O “Caledonia”, de 800 ton, deixando o porto de Hamburgo e o “Neptune”, também de 800 ton, dirigindo-se para esse porto e levando a Mala Real (correio) de Sua Majestade.
Pintura existente no National Maritime Museum, Greenwich, Londres, da autoria de Edward Duncan, 1842.
O “Caledonia” parece ter sido vendido em 1850 à Marinha espanhola, para a sua conversão em fragata, por 35.000 libras e ter naufragado em Havana no ano seguinte, encalhando nuns rochedos à entrada do porto.
O "Neptune", também parece ter sido vendido, mas em 1846.

http://www.merchantnavyofficers.com/

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