sábado, 18 de outubro de 2014

À vela ... ! ( 2 ) America’s Cup

Valendo-me de um calendário de 1974, editado pela “Hempel’s Marine Paints”, com a permissão de Hugh Evelyn, Londres, aqui trago alguns dos vencedores da célebre “America’s Cup”,vistos pelo traço de John Gardner!


"America's Cup"
(retirado de wikipédia)

Em meados do século XIX, com o aparecimento dos navios a vapor, os veleiros tiveram que sofrer grandes alterações, de modo a torná-los mais rápidos para poderem competir com a modernização. Todos queriam ter o veleiro mais rápido! Os veleiros europeus, mormente os ingleses seguiam na linha da frente até que, vindo do lado de lá do Atlântico, chegou o “AMERICA”, com apenas 3 meses de vida, e teve o “desplante” de os levar de vencida!

A “America’s Cup” é a mais famosa regata de veleiros e teve início depois que o iate “AMERICA”, em 1851, enfrentando 15 iates, entre os quais o iate que até ali era considerado o mais veloz, o britânico “AURORA”, venceu uma corrida organizada pelo Royal Yacht Squadron, em redor da ilha de Wrigth, em Inglaterra.
O “AMERICA”, além de ser mais elegante e rápido ostentava panos de algodão (uma novidade) contra os de linho normalmente usados pelos veleiros britânicos!

Recebido o troféu, este foi doado, em 1857, ao New York Yacht Club e rebaptizado com o nome de “America’s Cup” em homenagem ao veleiro vencedor, com a condição de ser criada uma competição internacional  para a sua disputa.



"AMERICA"
O “AMERICA” foi construido em 1851, pelo construtor William H. Brown, sendo George Steers o projectista. Este já tinha projectado o “MARY TAYLOR”, sendo o "AMERICA" um projecto mais evoluído desse e provando ser bastante rápido.
No dia 22 de Agosto de 1851, terminou com 8 minutos de avanço sobre o veleiro seguinte a regata em volta da ilha de Wrigth, perante os olhares da Rainha Victoria.
O “AMERICA” manteve-se a navegar durante a Guerra Civil Americana, primeiro pelos Confederados e depois da sua captura, pelos Federais. Em 1945, foi desmantelado.

Características principais:
LOA (comprimento total) : .........................101 pés  9 pol.
LWL (comprimento na linha de flutuação): .. 90 pés 3 pol.
Boca : ...........................................................23 pés
Calado : ........................................................11 pés
Deslocamento : .............................................170,55 ton
Área de velame : ...........................................5263 pés quadrados



"MAGIC", vencedor em 1870
Em 1870, ao largo de New York, a escuna americana “MAGIC”, levou de vencida a escuna britânica “CAMBRIA”, a qual era cerca de duas vezes maior. Desta vez eram 24 veleiros americanos contra apenas um britânico! Perante tal facto, James Ashbury, o dono do “CAMBRIA”, que chegou em 8º lugar, propôs que no ano seguinte apenas houvesse competição entre dois veleiros mas, infelizmente para ele, perdeu de novo. Desde este ano a competição passou a ser apenas a dois, o vencedor do ano anterior e o desafiante.
O “AMERICA”, já mais velhinho, ainda ficou em 4º lugar!

Características principais:
LOA (comprimento total) : ........................  84 pés
LWL (comprimento na linha de flutuação): .. 79 pés
Boca : ...........................................................20 pés 9 pol.
Calado : ........................................................6 pés 3 pol.
Deslocamento : .............................................92,2 ton
Área de velame : ...........................................(desconhecida)



"RELIANCE", vencedor em 1903
Projectado por Nathanian G. Herreshoff, eminente arquitecto naval americano o “RELIANCE” apresentava cerca de 16.160 pés quadrados de área de velame, a maior na história dos veleiros da regata.
Era pertença do famoso comerciante de chá, Sir Thomas Lipton, do Royal Ulster Yacht Club, em Belfast, o qual fez 5 tentativas, desde 1890 a 1903, para vencer a prova, tudo sem sucesso, apesar do grande esforço e dispêndio económico.
Por fim, em 1903, numa regata ao largo de New York, conseguiu vencer perante o “SHAMROCK III”.

Características principais:
LOA (comprimento total) : .........................143 pés 
LWL (comprimento na linha de flutuação): ..  89 pés 6 pol.
Boca : ...........................................................25 pés 10 pol.
Calado : ........................................................19 pés 7 pol.
Deslocamento : .............................................140 ton
Área de velame : ...........................................16159 pés quadrados


"RANGER", vencedor em 1937
O “RANGER”, tripulado pelo seu proprietário, Harold S. Vanderbilt, era a embarcação mais rápida da classe J. Foi projectado, assim como muitos outros, por Starling Burgess, assistido pelo jovem Olin Stephens que se tornaria igualmente famoso projectista e construído, em aço, nos estaleiros Bath Iron Works, no Maine.
Em 1937 competiu contra o “ENDEAVOUR II”, projecto de Charles Nicholsone propriedade de Sir Thomas Sopwith. O “RANGER” venceu ao fim de uma série de 4 regatas, ao largo de Newport, Rhode Island, onde a prova foi sendo realizada desde 1930.
Durante a segunda Guerra Mundial, foi desmantelado.

Características principais:
LOA (comprimento total) : .........................135 pés  2 pol.
LWL (comprimento na linha de flutuação): ..  87 pés
Boca : ...........................................................20 pés 11 pol.
Calado : ........................................................15 pés
Deslocamento : .............................................166 ton
Área de velame : ...........................................7546 pés quadrados



"COLUMBIA", vencedor em 1958
Em 1958 disputou-se a primeira prova depois de terminada a Guerra Mundial. A classe J estava ultrapassada e já ninguém construía esse tipo de embarcação. Foi, então, segundo os regulamentos, adoptada uma embarcação de 12 metros para as futuras competições.
O “Columbia”, projectado por Olin Stephens, agora já com 48 anos, e tripulado por Briggs Cunningham, obteve, então, uma fácil vitória sobre o britânico “SCEPTRE”, projectado e construído por David Boyd.
Entretanto nas eliminatórias, entre embarcações americanas, a luta foi bastante renhida pois havia 4 embarcações de velocidade muito aproximada, uma delas construída antes do início da guerra, o “VIM”.

Características principais:
LOA (comprimento total) : .........................69 pés  5 pol.
LWL (comprimento na linha de flutuação): ..45 pés 1 pol.
Boca : ...........................................................11 pés 10 pol.
Calado : ........................................................8 pés 11 pol.
Deslocamento : .............................................25,89 ton
Área de velame : ...........................................1825 pés quadrados


"INTREPID", vencedor em 1967 e 1970
Projectado, também e ainda por  Olin Stephens, e tripulado por Bus Mosbacher, venceu a prova de 1967, batendo o australiano “DAME PATTIE”.
Em 1970, depois de Britton Chance ter alterado o projecto, especialmente na zona do leme e da quilha, agora tripulado por Bill Ficker, venceu de novo a prova, após ter sido mais rápido que o australiano “GRETTEL II” que havia eliminado o francês “FRANCE”. 

Características principais:
LOA (comprimento total) : .........................64 pés  6 pol.
LWL (comprimento na linha de flutuação): . 46 pés
Boca : ...........................................................12 pés 10 pol.
Calado : ........................................................9 pés
Deslocamento : .............................................(desconhecido)
Área de velame : ...........................................(desconhecido)

Sem comentários:

Enviar um comentário