quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Desatando os nós da História… A fortaleza de Salvaterra do Extremo ( conclusão )







4)      Em 1169, D. Afonso Henriques ataca Badajoz. Tratado de Paz, de Pontevedra

E, como digo atrás, não parece também muito lógico, mesmo atendendo às “diabruras” de D. Afonso Henriques, que o levaram a atacar Badajoz que, embora em mãos almorávidas, estava também sob a protecção de Fernando II. O facto é que, D. Afonso Henriques, depois de aí ter sido aprisionado e tratado, só foi libertado após um Tratado de Paz, assinado em Pontevedra, com a condição de devolução das terras que tinha conquistado na Galiza e na Extremadura  espanhola (Cáceres, Badajoz, Trujillo, Santa Cruz, Monfrague e  Montánchez). Aqui, já podemos ver que não consta desse compromisso, nem Salvaterra, nem outra terra próxima, indiciando sempre ter estado  nas mãos de Fernando II.


5)      Em 1211, os Almóadas, tentam a conquista de Salvaterra (a que chamavam de Sariuta).

Parece não ser descabido pensar que aquando do sítio, em 1211, feito pelos almóadas a Salvaterra, o facto deste sítio ter durado oito longos meses, talvez se deva, entre outras atribulações que o sitiante sofreu, a algum auxílio que Salvaterra receberia do lado de lá do Erges (Peñafiel), já que os seus defensores seriam, igualmente, cristãos (Templários, ou Calatrava)




Conclusão:
A ser verdade que Dona Teresa fez a doação aos irmãos Gosendes, depressa eles a teriam perdido a favor de Afonso VII, de Leão.
A ser verdade que, em 1150, Afonso VII, terá dado aos Templários a guarda dos castelos de Peñafiel e Salvaterra, assim como o território até ao termo de Idanha, cai pela base a ideia de que D. Afonso Henriques tenha em 1165, depois de conquistar Monsanto e Idanha, mandado  erigir o Castelo de Salvaterra do Extremo, uma vez que ele estaria nas mãos do vizinho. Acresce que em 1169, Salvaterra não consta das terras que D. Afonso Henriques teria de devolver ao seu genro, o que seria normal se, por acaso, a tivesse tomado para si. Outro facto é o de que em 1211, quando Salvaterra foi tomada pelos Almóadas, como é sabido, estaria ocupada pelos cavaleiros Templários (ou, os de Calatrava), agora às ordens de Afonso VIII, de Castela.

Por último, diz-se que D. Afonso III amuralhou a povoação e consta também que o castelo de Salvaterra do Extremo foi construído em 1290 por D. Dinis, mas será mais certo dizer que se tratou de uma reconstrução e ampliação, pois a sua existência é muito anterior, como já se viu.

Se a minha lógica tiver alguma razão de ser, muito satisfeito ficarei. Se, porém, alguém puder provar o contrário, muito agradecido serei, pois que só assim a verdade será mais clara. 

Sem comentários:

Enviar um comentário