terça-feira, 27 de novembro de 2012

Eu ... e os aviões ! ( 1 )


Já disse que não tinha especial apetência por barquinhos, apesar de desde muito cedo começar o meu contacto com eles. Pois bem, por parodoxal que pareça, também essas “coisas que andam no ar” não me cativaram sobremaneira, isto apesar de, desde os meus 4 anos, beirão largado na aldeia “saloia” do Algueirão, o som algo roufenho dos motores das “avionetes”, lá no alto, fizesse parte dos meus dias, principalmente no Verão. A base da Granja do Marquês, ali bem próxima, fornecia-nos o som ambiente que se sobrepunha à pacatez do lugar, onde só haviam carroças, “bicicletes” e alguma “caminete”.
Parece, então, estranho que nem aviões nem barcos me tenham seduzido. O facto é que o que eu gostava era do campo, de andar à solta  e de jogar “à bola”. Também, ao contrário do que seria normal, as minhas férias eram passadas em Lisboa. Embora de satisfação por estar junto do meu irmão, tios e avó, eram um verdadeiro sacrifício! “Galinha de campo não queria capoeira”!
Mas a roda da vida desandou e os barcos “apanharam-me”. Para sempre! E, foi por mor deles que fui “obrigado” a viajar de avião. E não foram poucas as vezes!
A primeira viagem, Lisboa – Londres – Newcastle, em Outubro de 1971, nem foi uma estreia muito má. 
Este é o "Caravela", da TAP, ainda Transportes Aéreos Portugueses,
que promoveu o meu "baptismo aéreo".
Por casualidade tivémos a companhia da equipa de futebol do Sporting, que se deslocava a Glasgow, onde infelizmente perdeu. Mas, como dizia, deu para me amenizar a viagem e ver o pavor que o Yazalde, sentado perto de mim, sentia ao saber os pés longe do chão! O rapaz, nem abriu boca durante toda a viagem!
Ora, após esta 1ª viagem, algumas outras se seguiram e nelas, com algumas peripécias pelo meio, fui tomando contacto com companhias de aviação e seus aviões. Lembrei-me, então, de fazer aterrar aqui alguns deles!
Aqui, estão! 

Claro que apenas vou colocar alguns dos aviões que me levaram por esses ares fora! E, como é lógico, começo pelos portugueses:

Boeing 727
Boeing 737
TriStar 500
A310-300
 A340
Quanto aos portugueses, é tudo o que posso apresentar. Para os amantes deste género, em próximo "post" aqui deixarei, em continuação, alguns dos estrangeiros!

(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário