sábado, 17 de março de 2012

O "Angola", vai de viagem... virtual! ( 7 ) ... Lisboa - Funchal



LISBOA - FUNCHAL (16/17 de Março)

Conforme já antes referi, esta viagem, sendo virtual, é decalcada sobre uma viagem real mas, aqui e ali, socorrendo-se de factos ocorridos em outras viagens.

O itinerário normal da viagem, será:
Lisboa - Funchal - ( Sta. Cruz de Tenerife ) - S. Tomé - Luanda - Lobito - Moçamedes - Cape Town - ( Durban ) - Lourenço Marques - Beira - Ilha de Moçambique - Nacala - Porto Amélia e regresso, não escalando Nacala e a Ilha de Moçambique.
As escalas em Santa Cruz de Tenerife e Durban, serão explicadas em devido tempo.

Dia 16
Assim, ontem, dia 16, o “Angola”, manhã cedo, deixou o Cais da Fundição em direcção ao Cais da Gare Marítima de Alcântara para que se procedesse ao embarque de passageiros e se desse a partida à 12.00h.
Lotação quase esgotada, em terra uma multidão acenava na despedida. O piloto da barra deu entrada no navio e eram 11h48min quando o Comandante do navio pôs as Máquinas em “Atenção”, começando a manobrar com “Devagar a Vante” às 12h06min. O navio começou a desacostar e a multidão, dentro e fora do navio, ia-se agitando enquanto o navio se afastava, rio fora, passando pelas obras da nova ponte, em construção, em direcção a Cascais, onde parou às 12h56min para largar piloto e retomar o rumo com “Toda Força a Vante” às 13h01min, ficando o navio em “Pronto” às 13h04min. O Oceano Atlântico, esperava por ele!
Às 00.00h do dia 17, os relógios de bordo foram atrasados 60 minutos!

Dia 17
Depois duma navegação calma, mar azul, um pouco picadinho e algum vento de través, o navio aproximou-se do Funchal, começando a manobrar às 18h15min e ficando pronto e atracado às 19h.08min.
O Funchal, ali defronte, visto do cais
Outro pormenor do Funchal (havia algum nevoeiro)













E, com isto, foram percorridas 420 milhas, durante 24h e 45min à velocidade média horária de 16,8 nós.
Funchal. Outro pormenor
Funchal. Ao fundo, a Ponta do Garajau (*)








Devido ao adiantado da hora e dado que a saída está prevista para as 22.00h, não haverá saídas a terra. Depois de termos a oportunidade de deliciarmos os olhos com a aproximação à ilha, onde pudemos ver as levadas escorrendo encosta abaixo, o aeroporto de Santa Catarina, o verde das encostas salpicado do branco das casas e do vermelho dos telhados, qual imitação de cenário de presépio, vamos ver o mesmo cenário mas, devido à iluminação das estradas, transformado em rosários de luzes por essas mesmas encostas adentro.
Funchal. Preparando a recepção ao Novo Ano
Talvez no regresso possamos ir a terra. Porém, posso adiantar que foi a minha primeira desilusão. Pensava a Madeira como uma terra onde se viveria alegre e feliz, a julgar pelas flores, “bailinhos” e não só. Pura ilusão! A miséria, deixava-se adivinhar debaixo daquelas roupas folclóricas. A miséria, que fazia os “miúdos”, para gáudio dos turistas, mergulharem para apanhar uma “moedinha”, antes desta chegar ao fundo das águas. A miséria que fazia mulheres idosas, de mais de 70 anos, prostituirem-se para e por comer. A princípio, também a pronúncia, diria quase “dialecto”, custava a entrar nos ouvidos. No meio disto tudo, valia a gentileza das pessoas, a qualidade do seu artesanato e a maravilhosa panorâmica que nos era oferecida.
E, a cidade é muito mais bonita quando vista do mar!

O tempo passa depressa e às 21h57min, o Comandante fazendo uso da autoridade que lhe está conferida, pôs, de novo as Máquinas em “Atenção”, começando a manobrar, com “Devagar a Vante”, às 22h06min e dando o navio como Pronto, às 22h10min, rumando a São Tomé.

Mas, eu resolvi oferecer aos meus “passageiros” um ligeiro desvio no percurso original e vou levá-los a Santa Cruz de Tenerife que chegou a ser escala do “Angola” com o objectivo de ”meter bancas” (combustível).
Amanhã, vamos lá estar!


(*) Visitante conhecedor, deu-se ao trabalho de me corrigir, dizendo que o que eu referia como Cabo Girão, não era mais do que uma zona a que chamam São Gonçalo. Ficam aqui, a correcção e os meus agradecimentos. No entanto, o que eu queria mencionar era a Ponta do Garajau que confundi com o Cabo Girão e, assim, fica feita a rectificação!

3 comentários:

  1. Amigo na Legenda onde diz "Funchal. Ao fundo, o Cabo Girão", não está correcto

    Essa zona chama-se São Gonçalo , O Cabo Girão fica em C.Lobos a Oeste do Funchal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vivendo e aprendendo! Nunca é tarde para isso!
      Sempre estive convencido que fosse aquele o Cabo Girão. Pelos vistos não é, é São Gonçalo. O seu a seu dono. Se eu fosse oficial de pilotagem, não me perdoava...

      Bem haja pela visita e pela correcção,

      João Celorico

      Eliminar
  2. Venho de novo aqui, apenas para dizer que depois do meu anterior comentário, fiz a minha pesquisa e o que me parece é eu ter confundido Girão com Garajau. Espero, desta vez, ter acertado!

    João Celorico

    ResponderEliminar