quarta-feira, 28 de março de 2012

O "Angola", vai de viagem... virtual! ( 11 ) ... Luanda - Lobito

Dia 27 :
A visita da cidade ficou para outra vez. A cidade fica algo distante do porto e o navio ficou mesmo no extremo deste, pelo que a ida a pé, até aos Correios, ao sol e com a temperatura e humidade que se fazem sentir, acrescido da hora de saída, foram suficientes para desistir dessa ideia.

Luanda. Largo Diogo Cão e entrada do porto.

Assim, foi pelas 16.31h. que o navio iniciou a viagem até ao Lobito. Viagem nocturna que pouco mais terá a lembrar do que os passageiros que ficaram em Luanda e que deixaram amigos recente, feitos ali mesmo nestes 10 dias de viagem. Alguns militares, poucos, despediram-se na esperança de um dia se tornarem a encontrar. Infelizmente, nem todos o conseguiram!

Mas, a vida continua e amanhã estaremos no Lobito!

Dia 28 :
Como previsto, ao alvorecer, o “Angola” apresenta-se à entrada do porto do Lobito, onde, passada a “Restinga”, acostou às 07.22h.

Lobito.Lá ao fundo, o "Angola", atracado!

O “Beira”, também como era esperado, já lá estava, atracado e à carga e ao meio dia, rumou a outras paragens.


Tal como em Luanda, também aqui não vamos ter muito tempo para visitar a cidade. No entanto, como esta envolve o porto, podemos sempre ver alguma coisa. E, se do cais sairmos e formos para a direita, passaremos os Correios, o Cais das Colunas e a “boite” Palmar, e iremos em direcção à restinga, com as suas vivendas e praia, dum lado e doutro (dentro, na baía e do lado de fora, em pleno Atlântico). Se formos para a esquerda, iremos em direcção à zona residencial, passaremos a Colina da Saudade, a Caponte, o Compão e poderemos ver a zona pantanosa, paraíso dos flamingos rosa. Do lado de lá, na outra margem da baía, está a Fábrica de Cimentos.

Largo defronte da entrada do porto.
No edifício ao fundo, a loja do lado direito é a Livraria "Lello".
(retirado de www.angolabelazebelo.com)
Surprendentemente, ou talvez não, logo à saída do porto, numa loja dum edifício, ali no largo, podemos entrar numa livraria, a “Lello”, onde encontraremos grande parte dos livros proibídos na Metrópole. Pode parecer estranho, mas não é!

A saída do “Angola”, rumo a Moçamedes, será cerca das 16.00h!

1 comentário:

  1. Olá João
    Continuo a adorar a viagem. O seu Diário de Bordo está a entusiasmar-me. Como eu gostaria de fazer uma viagem destas!
    Apesar de irem em trabalho, deve ter sido uma bonita viagem.
    Boa viagem e até ao próximo porto. Lá estou a aguardar a chegada.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderEliminar