quarta-feira, 16 de março de 2011

Das contrariedades de Annasser, aquando do sítio a Sariuta…

Para complementar, mais um pouco, o “post” anterior, aqui deixo mais uma breve resenha.

Por vezes, um pequeno pormenor faz a diferença entre uma brilhante vitória ou uma estrondosa derrota.
Já aqui foram referidas as contrariedades que fizeram retardar por oito longos meses o sítio de Annasser a Salvaterra. Além da tenaz resistência dos sitiados, da escassez de provisões para homens e animais (cavalos) e da inclemência do tempo, uma outra contrariedade, não menor, foi devida à sua má escolha para a chefia dos seus exércitos. Acontece que essa chefia estava entregue ao Vizir Abu Said que não era de origem nobre entre os Almóadas. Homem conhecedor dos meandros da intriga, isso lhe bastou para que uma vez elevado a Vice-Rei e Vizir de Annasser, tenha aproveitado esse cargo para hostilizar os Chefes e os nobres dos Almóadas, muitos dos quais conseguiu afastar do círculo de influência de Annasser. Com tal estratagema, ficou apenas acompanhado de um indivíduo da sua confiança, conhecido como filho de Manxá, sendo que Annasser nada resolvia sem o parecer dos dois.
Posto isto e enquanto decorria o sítio a Salvaterra, Afonso VIII, atacava Calatrava de que era Alcaide, Abul Haj-jaze. Este ia resistindo aos ataques do Rei de Castela, mas sentindo que não podia resistir por muito mais tempo, todos os dias escrevia a Annasser, pedindo-lhe que o socorresse. Porém, tais cartas caiam nas mãos do Vizir que delas não dava conhecimento a Annasser. O Alcaide viu-se obrigado a capitular. Dignamente entregou Calatrava e, acompanhado do sogro, dirigiu-se a Salvaterra a entregar-se a Annasser. Quando chegaram ao acampamento de Annasser, encontraram-se com os Alcaides Andaluzes mas o Vizir, ao ter disso conhecimento, foi ao seu encontro e ordenou que os fizessem prisioneiros e atassem as mãos atrás das costas, como vulgares criminosos. De seguida foi falar com Annasser, fazendo intriga tal que este nem os recebeu e mandou trespassar com lanças, sendo mortos de imediato. Disto souberam os Alcaides Andaluzes, com o que ficaram muito desagradados. Apercebendo-se desse desagrado, o Vizir, mandou-os chamar e comunicou-lhes que se retirassem dos exércitos dos Almóadas, porque não precisavam deles e se continuassem nos exércitos, só lhe causariam incómodo. Esta decisão traria o seu prejuízo daí a pouco tempo, aquando da batalha de Navas de Tolosa, onde os ditos Alcaides, ressentidos, desobedecendo às ordens do Vizir, abandonaram a peleja, enfraquecendo ainda mais os destroçados exércitos de Annasser. A derrota foi inevitável e esmagadora!
Aqui está, pois, de como um cargo mal entregue, grande dano pode causar!

(Imagem retirada da internet)

2 comentários:

  1. João,muito boa noite.
    Vou segredar-lhe uma coisinha...
    Sabe que as disciplinas que eu menos gostava eram a História e a Matemática?? pois é!!!quanto á matemática,vejo-me agora e desde á uns belos anitos a ter que lidar com ela, ao ser tesoureira e também na contabilidade da escola onde trabalho,irónico não é? mas é o meu trabalho e é com ele e só com ele que vivo e não é por não gostar que o não deixo de o fazer com o maior zelo,dedicação,dou melhor de mim.Quanto á História,vejo-me agora a ler todos os seus documentos sobre a história de Salvaterra,e não só, pois busco também em outros blogs histórias como as suas,e acredite leio tudo com a maior atenção e com gosto,seria das professoras?? ou da idade??
    Pois olhe não sei!!!
    Continue pois é com prazer que leio tudo o que
    aqui escreve e aprendo,pois nunca é tarde sabermos sempre um pouquinho mais.
    Felicidades e tudo de bom.
    Ana

    ResponderEliminar
  2. E , concluirei eu também , como a História nos dá lições ....
    Continue a contar-nos a História de Salvaterra.
    "Vesitas "

    ResponderEliminar