segunda-feira, 21 de março de 2011

21 de Março, Dia Mundial da Poesia !

Mesmo ao findar deste dia, não quis deixar de dar o meu contributo.
Aqui fica ele!


Ainda que cruel, cada dia,
e o mundo todo ele trema,
mesmo sem muita alegria,
façamos da vida um poema!

No Dia Mundial da Poesia
deixe amigo(a) que o(a) avise
se diz que “Luta é Alegria”,
tenha cuidado com a crise!


Se feito Camões eu escrevesse
da badalada crise uma epopeia
talvez o povo me agradecesse
e não a achasse assim tão feia.

Mas da crise, o que eu aqui digo,
é simples e não me comprometo.
Como Sá de Miranda, meu amigo
gostava bem de fazer um soneto!



E para comemorar este dia,
tudo aquilo que aqui deixo
pode bem passar por poesia
mesmo sem alturas de Aleixo!

Estes “belos” versos eu fiz
com grande denodo e afinco,
porque alguém a mim me diz
que aí vem já …o PEC cinco!

Bem hajam pela paciência
que tiveram, para ler isto!
Versos sem muita ciência,
a escrevê-los eu não resisto.

2 comentários:

  1. Como não sou dotada a fazer versos,aqui vai o meu contributo a este dia.
    (quase de saída do trabalho a fazer uma gazetazinha!!!!)
    Felicidades joão
    Ana Bernardo


    Nunca Estamos Contentes

    Já ouvistes dizer: «Ninho feito, pega morta». Que me dizeis ao contentamento do mundo, onde toda a duração dele está enquanto se alcança? Porque, acabado de passar, acabado de esquecer. E com razão, porque, acabado de alcançar, é passado; e maior saudade deixa do que é o contentamento que deu. Esperai, por me fazer mercê, que lhe quero dar umas palavrinhas de propósito:

    Mundo, se te conhecemos,
    porque tanto desejamos
    teus enganos?
    E, se assim te queremos,
    muito sem causa nos queixamos
    de teus danos.

    Tu não enganas ninguém,
    pois a quem te desejar
    vemos que danas;
    se te querem qual te vem,
    se se querem enganar,
    ninguém enganas.

    Vejam-se os bens que tiveram
    os que mais em alcançar-te
    se esmeraram;
    que uns, vivendo, não viveram,
    e os outros, só com deixar-te,
    descansaram.

    E se esta tão clara fé
    te aclara teus enganos,
    desengana ;
    sobejamente mal vê
    quem, com tantos desenganos,
    se engana.

    Mas como tu sempre morres
    no engano em que andamos e que vemos,
    não cremos o que tu podes,
    senão o que desejamos
    e queremos.

    Nada te pode estimar
    quem bem quiser estimar-te
    e conhecer-te;
    que em te perder ou ganhar,
    o mais seguro ganhar-te
    é perder-te.

    E quem em ti determina
    descanso poder achar,
    saiba que erra;
    que sendo a alma divina,
    não a pode descansar
    nada da terra.

    Nascemos para morrer,
    morremos para ter vida,
    em ti morrendo.
    O mais certo é merecer
    nós a vida conhecida,
    cá vivendo.

    Enfim, mundo, és estalagem
    em que pousam nossas vidas
    de corrida;
    de ti levam de passagem
    ser bem ou mal recebidas
    na outra vida.

    Luís Vaz de Camões, in "Cartas"

    ResponderEliminar
  2. É verdade , Ana e João , por isso Camões também dizia :
    " Mudam-se os tempos,mudam-se as vontades ,
    muda-se o ser ,muda-se a confiança ;
    Todo o mundo é composto de mudança ....."

    Muita coisa bela e ainda verdadeira ,disse o nosso poeta maior

    ResponderEliminar