quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Eu... e os logotipos !

Cumprindo a promessa do meu anterior “post” e porque ainda há quem goste das minhas “habilidades”, aqui estou a mostrar mais alguns devaneios.
Por mero acaso, apresentei 3 trabalhos (os permitidos) para responder ao concurso para o logótipo duma empresa do grupo Lisnave, “GASLIMPO” – Sociedade de Desgasificação de Navios, S.A.R.L. Estávamos em 1972.
Concurso terminado, ganhei o 1º prémio e uma Menção Honrosa. Foi obra!

Entusiasmei-me e poucos meses passados aí estava eu a concorrer ao logótipo da “SETENAVE”- Estaleiros Navais de Setúbal, S.A.R.L., outra empresa do grupo Lisnave.
Melhorou a minha participação pois “limpei” os 3 prémios em disputa!




Veio o ano de 1973 e o III Congresso Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais, abriu o I Concurso Nacional de Cartazes de Prevenção. Agora era a nível nacional e eu, embalado pelo sucesso recente, lá fui.
Ganhei o 1º prémio!
Porém, este cartaz, que era para ser impresso e afixado por tudo quanto era local de trabalho, e a tirar daí algum proveito, demorou tempo a decidir qual a altura oportuna de impressão e o 25 de Abril chegou. Com ele tudo mudou e a impressão do cartaz foi-se e só ficaram 3.000$00 e um pequeno troféu!
Entretanto, eu ia tentando concorrer a tudo o que aparecia: “PETROSUL”; “AMONÍACO PORTUGUÊS”; “PESTOX” e “RDP”. Os anúncios apareciam na comunicação social e eu lá me apresentava. Mas isso era no tempo do corporativismo em que qualquer amador podia mostrar as suas habilidades junto com os profissionais. Com o 25 de Abril terminou o corporativismo, oficialmente, e começou outro, agora escondido. E é ver os médicos, advogados, políticos e até os sindicatos defenderem-se com unhas e dentes, corporativamente, nesta democracia em que não há culpados. Se há culpas, elas são do equipamento ou da falta de condições ou, ainda, são sempre do outro! Assim os “designers” trataram de fazer com que para entrar nos tais concursos fosse necessário apresentar “maquetas”, “montagem fotográfica”, “estudo em várias cores”, e eu sei lá que mais. Eles queriam “artilharia pesada” e eu só tinha “fisgas”. Oficialmente, acabei aqui a minha guerra! No entanto, no grupo Lisnave tinha ganho "fama" mas não me deitei a dormir e passei a ser convidado a fazer alguns logótipos, uns melhores outros piores mas que me deram muito prazer, apesar do trabalho.
Aqui vai o rol de trabalhos:
- “GASLIMPO”; “SETENAVE”; “NAVALIS”; “CISALIS”; “NAVELINK DE WALL”; “CABMAR” (Cabo Verde); “GUINAVE” (Guiné-Bissau); “ESTALNAVE” (Angola-Lobito); “ACIT”; “EVENCO”; “ENAVE” (Angola-Luanda); “WISL/NAVE” (Índia-Mormugão) e “PESCARTE”.


Logo da WISL/NAVE: O "W"é em vermelho e o "elo", central, é em azul



Por último, como pertenci à “Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Francisco Arruda”, não podia passar sem deixar a minha marca, além dum Boletim Mensal (4 páginas), quase de minha inteira responsabilidade e do qual apresento a frente do último número.
Agora quase me limito a apreciar o que outros fazem e a deleitar-me, ou não, com isso e a armar-me em “poeta”, “bloguista”, “historiador” e a ficar com o ego que parece um balão, quando os meus amigos fazem o favor de gostar do que eu faço!

9 comentários:

  1. Bem , então estamos face a um artista galardoado e , como tal ,reconhecido ... Lembro-me bem dos 2 primeiros logotipos que apresenta . Sendo assim e , porque um beirão nunca se «deita a dormir » , mas antes vai à luta ,será bom que continue a desenhar e como tal a criar .
    Saudações e parabéns «arraianos »

    ResponderEliminar
  2. Parabéns João
    Já conhecia a sua veia poética, mas não o sabia tão premiado noutra forma de arte. É pena que, actualmente, o valor das pessoas não se avalia pelo seu currículo mas sim pela "máquina" que se tem por detrás ou então...pelo padrinho...
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns,pelo que vejo é um senhor de sete ofícios!!! ele é poeta,ele designer;não é para todos todo este mèrito.
    Muitas felicidades,e va-nos mostrando o que de bonito fez e faz.

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo João,
    Ao lê-lo neste post, esbocei um sorriso quando cheguei à parte: ““limpei” os 3 prémios em disputa!”.
    Eu já havia mencionado e agora confirmou-o: concurso em que entre o amigo, mais ninguém tem hipótese, lol…
    E 3000$00 no tempo do 25 de Abril, faço ideia, devem ter dado um jeitão…
    Triste é que, ao ler o boletim informativo de há 21 anos atrás, constata-se que pouco ou nada mudou nas nossas escolas…
    Continue a fazer aquilo que mais gosta e lhe dá prazer, pois é isso que interessa: ocupar a mente…
    Um fim-de-semana radioso, é o que lhe desejo…

    ResponderEliminar
  5. Olá, Quina!
    Bem haja pelas suas palavras. Tudo isto já pertence ao passado. Não que eu o renegue, bem pelo contrário. Aquilo, foi "chão que já deu uvas". Mas eu gosto de variar e experimentar novos desafios. Coloco-os a mim próprio e, até hoje, não me tenho dado mal com isso. Tenho-me descoberto a mim mesmo, o que é sempre agradável. Assim, repito, não esqueço o que já fiz mas gosto de ir estando "up to date". É o que faço, agora, com as blogagens, algumas "poesias" e com a história da minha terra.
    Bem haja,
    João Celorico

    ResponderEliminar
  6. Olá, Lourdes!
    Pois é, tenho veias que nunca mais acabam, só que algumas, maldito colesterol, já não vão fluindo muito bem.
    Realmente ainda tenho mais que espero mostrar, em devido tempo. Não que eu queira fazer "suspense" mas, tenho que preparar tudo devidamente. Eu não gosto de fazer as coisas de outra maneira e os meus amigos merecem!
    Bem haja e até sempre,
    João Celorico

    ResponderEliminar
  7. Olá, Anónimo! (penso saber quem é!)
    Bem haja pelas palavras e pode estar certa de que cá estarei para ir mostrando coisas de que os meus amigos fazem o favor de gostar.

    João Celorico

    ResponderEliminar
  8. Olá, Cristina!
    Não parece ser muita "esperteza" da sua parte o que me diz ter constatado...lol
    Então eu, desde que entrei nas blogagens, sempre fui dizendo que onde entrava era sempre para ganhar. Nunca leu isso? Eu também dizia que ganhava sempre. Se não era o prémio, ganhava experiência, conhecimentos e novas amizades. Era tudo lucro...
    Também deve ter reparado que eu entrei nas blogagens apenas espreitando, depois como vi que o terreno era mais ou menos firme fui-me aventurando. O principal, era não ficar mal visto... Isso eu nunca gostei, nem gosto!
    Eu faço o possível por não dar hipóteses aos outros. Se quiserem ganhar, têm que trabalhar, que é o que eu sempre fiz e faço.
    Posto isto, estamos entendidos...
    Quanto às escolas de hoje e de ontem, quanta história para contar! Fui parar à Associação de Pais, mais uma vez por acaso, e quando dei por ela já tinha mais uma responsabilidade, fazer o Boletim, a que outros se tinham proposto muito diligentemente mas que depressa acharam que não havia condições, coisa que eles não dispensavam para fazer um trabalho à altura dos seus pergaminhos. Feitios...
    Exceptuando o primeiro em que apenas tive uma pequena colaboração, os restantes 14 foram quase totalmente obra minha (cheio de condições). Eram 800 exemplares, gratuitos, a que muitos professores se eximiam de distribuir...
    As quotizações eram facultativas e de 10$00, anualmente. Se faziamos 100$00, era muito. Conseguimos apoios da Junta de Freguesia e pouco mais. No meio disto tudo, éramos acusados de andar a meter dinheiro ao bolso e só querermos "tacho" e outros sugestivos adjectivos. E era triste ser isto dito por pais que nem uma única vez apareciam na Escola e em que os seus filhos também não eram um "primor" de meninos...
    Pelos vistos, infelizmente, isto nunca vai mudar e se mudar é para pior. A última novidade são os psicólogos, para tratar das mentes das criancinhas. Pela minha parte, acho que os psicólogos terão bastante que fazer, sim, mas nos pais dessas criancinhas. Mas, também é um facto que com 500 euros mensais, não há família que aguente tanta psicologia...
    Este país, se alguma vez o foi, começa a ser um caso psicológico...
    Como vê, de vez em quando também me estendo demais e por isso vou terminar.
    Bem haja e até sempre,
    João Celorico

    ResponderEliminar
  9. Olá amigo João,
    Tive de retroceder bastante atrás nas suas publicações, pois sabia que algures haveria de estar a prova do seu talento natural para o desenho.
    Isto porque tive conhecimento de um concurso promovido pela livraria Bertrand, e achei... quem sabe... os € 2.500,00 poderiam ser seus. Davam jeito, não davam? Então se quiser pode ver nesta página o aviso: http://blogtailors.com/5676147.html
    E nesta o regulamento do concurso:
    http://www.grupobertrandcirculo.com/assets/Uploads/noticias/MascoteBertrand-Regulamento.pdf

    Boa sorte!
    Um abraço.

    ResponderEliminar