quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

" O Milagre do Presépio" ou, outra história de Natal...


Sabido que, desde tenra idade, não era crente no Pai Natal, nem sequer nas prendas do Menino Jesus, sempre tive uma especial atracção pelo Presépio.
Nos meus 10 anos, resolvi que havia de fazer um presépio, nem que fosse daqueles de cartolina, porque os outros, com figurinhas de barro ou de chumbo, já ficavam muito caros e mereciam um outro enquadramento. Era só recortar as figuras, fazer uma pequena dobra e colá-las numa base,também em cartolina e onde se encontrava, devidamente marcado, o local que cada figura devia ocupar. Ora, assim aconteceu! Fiz o "choradinho" à minha mãe e lá consegui o dinheiro para comprar a folha de cartolina, com as figuras coloridas e muito bem marcadas. Era só recortar (com jeitinho, não fosse alguma figura ficar mutilada), dobrar e já estava. Pois, mas isso levava tempo e quando acabei de recortar já era noite. Habituado a deitar-me cedo, por força do frio que ia fazendo e porque, naqueles tempos, não havia televisão, ansioso, deixei o resto do trabalho para o dia seguinte. Ia mesmo ficar bonito o meu presépio!
Estava escrito que a noite, e ainda não era a de Natal, ia ser mágica!
Na manhã seguinte, mal acordei, vou direito à estante rudimentar que o meu pai tinha em tempos construído, prego aqui, prego acolá e que vejo eu! O Presépio, todo montadinho, cabana metida dentro duma caixa ( 20x13 cm ) que parecia ter sido feita mesmo para o acolher. Fiquei meio aparvalhado (a outra metade, que é o que me dá alguma aparência de credibilidade, manteve-se lúcida)! Como teria sido aquilo? Eu já tinha 10 anos e já não acreditava no Menino Jesus. Naquele momento já começava a duvidar das minhas certezas.
Mas, como aquilo não podia ficar assim, comecei a investigar e, ao fim dalgum tempo e muita perseverança, lá consegui descobrir o segredo.
Os artífices do "milagre" tinham sido o meu irmão, que estudava à noite e que ao chegar a casa, juntamente com o meu padrinho, resolveu terminar a construção por mim iniciada.
Apanharam-me a dormir e vai disto! Também só assim, às claras ninguém me levava!
Claro que, esse Presépio, ainda hoje o tenho, tem sido preservado e está bem à vista durante todo o ano e não só no Natal!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário